Os brinquedos e brincadeiras antigas proporcionam diversos benefícios às crianças, favorecendo o desenvolvimento de várias áreas tais como esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, socialização, respeito às regras, raciocínio, agilidade.
Antigamente as crianças tinham mais liberdade para brincar na rua com bolinhas de gude, carrinho de mão, roda, amarelinha, corda, por exemplo, situação que foi mudando com o crescimento das cidades e com a onda de violência que presenciamos a cada dia. Diante disto as crianças passaram a brincar em play grounds, sem contato com a terra, areia e em apartamentos pequenos. Divertem-se com vídeo-games, computadores e brinquedos eletrônicos em geral.
Antigamente não havia tanta tecnologia, tanta informação de produtos lançados que pudessem influenciar as crianças. Elas se contentavam em ganhar brinquedos apenas no natal, aniversário e dia das crianças. Havia um maior controle e um maior limite dado pela família. O resto do ano ficava por conta da criatividade em criar brinquedos que recebiam influência dos avós. Costuravam saquinhos para fazer o jogo cinco marias, costuravam bonecas de pano inclusive para fazer fantoches, brincavam com um simples elástico que desenvolvia tantas habilidades corporais e sociais, inventavam inúmeras brincadeiras com o baralho, faziam pipas. Com a apelação da mídia, os pais passaram a comprar brinquedos eletrônicos, que não possibilitam à criança nenhuma criação, nenhuma utilização de sua coordenação ou criatividade para produzir. Materiais como: argila, gesso, tintas, sucatas, são raramente vistos nos lares de classe média para alta, salvo quando encontramos neles uma mãe ou pai pedagogos, psicólogos ou com clareza suficiente para entender os benefícios destas criações.
A depender da idade e das necessidades da criança trabalharemos com materiais não estruturados (tinta, argila, massa de modelar, peças para montar, sucatas para reciclagem) ou com materiais semi-estruturados ou estruturados como jogos. Muitos desses jogos são aqueles antigos como cinco marias, bolas de gude. Além de jogos como dominó, baralho, senha, dama, xadrez, pega-varetas, memória, puzzles e mosaicos, dentre outros. Devemos sempre utilizar antigas brincadeiras, porém adequando-as à cultura de hoje.
É importante destacar também o papel da pré-escola, que tem resgatando antigas brincadeiras e cantigas de roda. Este é um ótimo local para que a criança tenha a oportunidade de, juntamente com outras, compartilhar, socializar, negociar, definir e respeitar as regras e, desta forma, estarão se preparando para o mundo dos adultos aprendendo a lidar com perdas e ganhos, frustrações, alegrias e tristezas.
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http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/do_fundo_do_bau.htm#Cantigas de Roda